Mais uma equipa de Lisboa na Liga e o que representa


Com a subida do Estrela passam a ser 5 as equipas da área de Lisboa na I Liga.

Benfica, Sporting, Estoril, Casa Pia e agora o Estrela.

O que é que isto representa? Antes de mais que há menos uma deslocação longa do Benfica num jogo fora. Menos 300km andados. 

Mas não só. Poderepresentar ligações institucionais a uma equipa com quem históricamente o Benfica tem boas relações, até mesmo de trocas de jogadores.

De cabeça lembro-me de Abel Xavier, Calado, Miguel, Jordão, Manu, do Estrela para o Benfica; e no caminho inverso, (com recurso ao Zerozero), Paulinho, Fonseca, Mário Jorge, Rui Águas, Mauro Airez, Marinho, Luís Carlos, Cadete e Tiago Gomes.

Pode representar mais um aliado contra o bloco de norte (não falo em guerras sul-norte, mas o facto de haver muito mais equipas da área metropolitana do Porto do que de todo o resto do país na primeira divisão é algo que tem que ser "combatido").

À parte destes 5 clubes de Lisboa há mais 2 representantes do Algarve (um deles é o que é), o que faz um total de 7 equipas do sul num universo de 18. Onze equipas do norte, das quais 4 são do Distrito do Porto e 6 de Braga (50 km do Porto e 360 de Lisboa). Há ainda o Chaves (430km de lisboa e a 150 do Porto).

É urgente começar a nivelar estes valores. Não vejo equipas do sul com capacidade para subir no próximo quadro da II Liga. Ao contrário vejo o Paços com muita força financeira para voltar rápido à I Liga, e o Marítimo que deverá subir rapidamente.

É urgente estreitar ligações com o Estrela. Não queremos mais Portimonenses. Vamos restringir o raio de influência do Porto às equipas do norte. 

É urgente um Benfica forte dentro do campo e perspicaz fora dele!


HBarreiros



Comentários