Que tipo de adepto és?

E tu? Que tipo de adepto és? Choras nas derrotas ou achas que há uma conspiração para tramar o Benfica? Sabes a constituição da equipa que ganhou a Taça de Portugal contra o Atlético em 1949 ou não consegues fazer um 11 com jogadores do actual plantel?

(A lista que se segue foi baseada na observação de adeptos do "maior" no Estádio da Luz. Se te identificares demasiado, não é pura coincidência).

Confiançudo - Este é um dos adeptos que eu gosto mais. O adepto confiançudo é aquele adepto que às vezes a caminho do estádio ainda pergunta aos amigos "Jogamos com quem hoje?" Para o adepto confiançudo o Benfica nunca vai perder. Mesmo quando joga sem 4 titulares contra o Barcelona em Camp Nou. Para este adepto o prognóstico antes do jogo é sempre "menos de 3 é derrota". Precisamos dos adeptos confiançudos.

Pessimista - Este é um dos adeptos que eu gosto mais. O adepto pessimista vê sempre as qualidades das outras equipas e os pontos fracos do Benfica. Para o adepto pessimista os jogos vão ser sempre complicados, ainda que joguemos com o Pampilhosa num Estádio da Luz completamente lotado. Para o adepto pessimista "se o Benfica ganhar 1-0, está muito bom!". No entanto, pese embora, depois de uma derrota seja o primeiro a mandar mensagens aos amigos com o texto "eu avisei...", este adepto sofre com as derrotas tanto quanto outro adepto qualquer. Sofre em silêncio. Porém quando o Benfica ganha é a este tipo de adeptos que ligamos em euforia a dizer "estás a ver, meu palerma! Não percebes nada disto! Tu nem deves ser do Benfica!" O adepto pessimista é o primeiro a ficar bêbado nas festas do Marquês. Precisamos dos adeptos pessimistas.

Fanático - Este é um dos adeptos que eu gosto mais. O adepto fanático normalmente anda "à pêra" se alguém tem a ousadia de dizer que há um jogador do Benfica que não presta (ainda que ele tenha passado o jogo todo a dizer o mesmo), para este adepto todos os penaltys assinalados contra o Benfica são injustos porque "o árbitro é ladrão e isto está tudo feito para o meu Benfica não ganhar!" Sim. Quando fala do Benfica o adepto fanático põe sempre "meu" antes do nome do glorioso porque há uma noção de propriedade. Ele pode dizer que "o meu Benfica é meu porque ninguém sente mais o clube que eu!" O adepto fanático não janta se o Benfica empata. Se o Benfica perde, para além de não jantar, chama nomes aos jogadores e diz que "são tudo uma cambada de chulos que não sentem o meu Benfica! Só querem dinheiro!" O Sonho do adepto fanático é ser jogador, treinador e presidente do Benfica... ao mesmo tempo. Precisamos dos adeptos fanáticos.

Mimado - Este é um dos adeptos que eu gosto mais. O adepto mimado amua depois de um empate e chora depois de uma derrota. É o primeiro a mandar mensagens à malta do Porto e do Sporting quando o Benfica ganha clássicos/derbys, mas não admite que ninguém lhe mande piadas quando o Benfica não ganha. Chega a cortar relações com amigos de outros clubes quando o Benfica não ganha o campeonato. Para o adepto mimado "os jogadores têm a obrigação de ganhar porque ele foi ao estádio", (seja em casa ou fora). Para este adepto, mesmo quando se ganha por 6-0, "parece que faltou alguma coisa, não sei..." Precisamos dos adeptos mimados.

Desligado - Este é um dos adeptos que eu gosto mais. O adepto desligado não sabe o nome dos jogadores. Sou capaz de estar a exagerar. O adepto desligado sabe o nome de 3 jogadores do plantel actual e 2 do plantel do ano passado. Não importam os jogadores ao adepto desligado. O que importa é que o Benfica ganhe. Isso e as minis nas roulottes. No estádio o adepto desligado transforma-se no Ser mais barulhento que existe. Canta mais alto que os outros e normalmente é ele que começa a gritar BENFICA! BENFICA! BENFICA! Quando o estádio está muito silencioso. Precisamos dos adeptos desligados.

Nervoso - Este é um dos adeptos que eu gosto mais. O adepto nervoso leva rádio para o estádio e passa o jogo a dar pontapés na pessoa que está à sua frente e cotoveladas a quem está ao seu lado, para além de ser o primeiro a levantar-se da cadeira em potenciais lances de perigo o que faz com que quem está atrás de si não veja metade do jogo. Caracterizado por (quase) não ter unhas, o adepto nervoso recusa ver os jogadores do Benfica bater penaltys. Para o adepto nervoso, o ideal é que o Benfica esteja a ganhar 3-0 ao intervalo. O adepto nervoso normalmente sai do estádio antes do jogo acabar. Mas fica à porta a ouvir o relato e só põe o pé fora do recinto depois do jogo terminar. Precisamos dos adeptos nervosos.

Apaixonado - Este é um dos adeptos que eu gosto mais. Este adepto canta durante o jogo todo a mesma música "LA, LA LA LA LA EU AMO O BENFICA, LA LA LA LA EU AMO O BENFICA, LA LA LA LA EU AMO O BENFICA! BENFICA!" Este adepto não sabe porque gosta do Benfica. gosta e pronto. É um gostar desinformado. Mais ou menos como aquela malta que vai à igreja e sabe a missa toda de cor, mas não sabe dizer o que os leva ali a não ser aquela coisa que não se explica, que é a fé. Precisamos dos adeptos apaixonados.

Informado - Este é um dos adeptos que eu gosto mais. Este é aquele adepto que estuda todos os livros que saem do Benfica. Sabe que tática foi usada pelo Toni no 3-6 em Alvalade ou a constituição da equipa que ganhou a Taça Latina em 1950. Este adepto vê o jogo em silêncio (que interrompe apenas para gritar golo) para poder absorver tudo o que o jogo lhe dá. É, normalmente, aquele adepto a quem recorremos quando temos alguma discussão acerca de factos que ocorreram há duas épocas atrás. "Vamos ligar ao gajo. Ele de certeza que sabe isto!" Precisamos dos adeptos informados.

Saudosista - Este é um dos adeptos que eu gosto mais. O adepto saudosista nunca gosta da equipa actual. Normalmente estes adeptos são pessoas mais velhas, que viram jogar o Benfica Bi-Campeão Europeu, ainda que comecem a aparecer alguns adeptos saudosistas mais novos que ainda se recordam do Benfica do período compreendido entre os anos 80 até 1994. Este adepto diz que "no meu tempo é que era. Estes tipos não jogam nada!" Mas vibra com as vitórias como vibrava antigamente. É isso que o faz lembrar que o Benfica é o mesmo. Precisamos dos adeptos saudosistas.

Politicamente correcto - Este é um dos adeptos que eu gosto mais. O adepto politicamente correcto sabe reconhecer quando os adversários mereceram ganhar, e se algum penalty marcado contra o Benfica foi bem marcado, ou não. Normalmente sereno, é um adepto que gosta muito de apoiar o clube e nunca assobia a equipa. Respeita a camisola encarnada acima de tudo e desdenha dos equipamentos alternativos que não sejam brancos por uma questão de tradição. Este adepto é fã de Cosme Damião e dos seus princípios. Precisamos dos adeptos politicamente correctos.

Supersticioso - Este é um dos adeptos que eu gosto mais. O adepto supersticioso nunca sai de casa sem ver se as camisolas do Benfica que ficam em casa (sim, este adepto tem todas as camisolas do Benfica desde a época de 1996/97), ficam arrumadas por ordem de sucesso de épocas. Nenhuma outra peça de roupa pode ficar arrumada por cima dessas camisolas "até porque dá azar, toda a gente sabe!" Este adepto dá sempre uma volta ao estádio antes de entrar, toca na estátua do Eusébio e vai ao mesmo urinol desde que o estádio foi inaugurado. "uma vez não fui a este urinol e perdemos contra a Académica. Nunca mais!" Este adepto canta sempre o hino do Benfica com a mão no peito e não sai do estádio antes do fim do jogo porque "dá azar". Precisamos dos adeptos supersticiosos.

Para o que falta do campeonato temos que estar unidos em torno da equipa. Não importa que tipo de adepto és!

E PLURIBUS UNUM - De todos um. O SPORT LISBOA E BENFICA!

HBarreiros

Comentários

  1. Brilhante, sou todos e apenas 1 humilde privilegiado por pertencer ao Benfica. Só no fim da adolescência é que percebi que não era 1 por todos e todos por 1, mas sim o de todos Um, o Benfica! Primus inter pares, o melhor e o maior, fui atleta da ginástica e montanhismo, 25 anos sem perder 1 jogo europeu, nunca assobio os jogadores nem a equipa, e unidos, somos invencíveis! Nascemos pra ti, vivemos pra ti, ó Benfica mágico Vence para nós. Somos lenda e mito reais, Incomparável!
    Sócio 6598 (pedro esteves)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário