Influência assim só com JVP

 


Darwin Nuñez chegou, viu, assistiu e marcou.

Nos dias que correm não é muito usual um jogador de 21 anos chegar a Portugal, a uma realidade como a do Benfica e singrar de imediato (veja-se as dificuldades que um jogador internacional brasileiro como Everton está a ter).

"Darwin conquistou os adeptos, já justifica a avultada soma que o Benfica depositou nos cofres do Almería e é o jogador mais influente do plantel." - Quem diria que escassos 11 jogos depois de toda a desconfiança gerada pelos 24 milhões de Euros dados por um jogador vindo do segundo escalão de Espanha, estas palavras estavam a ser escritas um pouco por todo o lado.

De facto Darwin é um fora de série. Está muito à frente de todos os companheiros na rapidez com que pensa as jogadas, com que executa e as movimentações "instintivas" no interior da área aliadas ao seu porte físico fazem dele caso muito raro no futebol mundial... O que faz antever um grande retorno financeiro em breve (resta saber se será já em Janeiro).

É preciso recuar 20 anos para encontrar um jogador tão influente no jogo ofensivo do Benfica (não falo apenas de golos e assistências, mas também das vezes em que é interveniente no momento ofensivo do jogo do Benfica).

Vendo as estatísticas dos 818 minutos em que esteve presente (repartidos por 11 jogos), Darwin toca na bola em 93% dos lances de ataque da equipa, não igualando por muito pouco o registo de João Vieira Pinto que participava em 94% das jogadas ofensivas do Benfica entre os anos 92 e 2000, e superando Simão Sabrosa que tocava na bola em 90% dos momentos ofensivos do Benfica entre 2001 e 2007.

Darwin já ombreia com figuras míticas do Sport Lisboa e Benfica, resta saber se como eles fica durante muitos anos ou se vai já embora para rechear os cofres e depauperar o plano desportivo.

HBarreiros

Comentários