A verdadeira dimensão europeia está na mentalidade

Que lição está o Ajax a dar à Europa, principalmente a equipas de segunda linha europeia, (como é o caso do Benfica, por muito que nos custe).

Quando, ainda na fase de grupos da Champions League vi os jogos do Ajax com o Bayern disse aos meus amigos que era aquela a mentalidade necessária para o Benfica ter sucesso. Vamos a Munique? Vamos. Mas vamos para ganhar. Olhos nos olhos, sem pensar quem está do outro lado. Era essa a mentalidade da equipa que chocou a Europa ao vencer o todo poderoso Barcelona, em 1961, numa final que todos diziam estar entregue aos espanhóis à partida.

É nesse sentido, da mudança de mentalidade, que penso que poderão ser importantíssimos os jovens jogadores que estão a sair do Seixal. Carregados da tão falada "Mística Benfiquista", de querer ganhar e respeitar acima de tudo o lema presente no nosso escudo que muitos se esquecem.



DE TODOS, UM!

Um. O Sport Lisboa e Benfica.

Estes jovens já estiveram, muitos deles, em finais de competições europeias dos seus escalões. Podem não ter ganho todas as finais, mas estiveram lá e deixaram pelo caminho os "papões" que agora encontram no futebol sénior. Ao encontrar equipas com quem já se debateram e saíram vencedores, o mind set é completamente diferente, dando origem a fenómenos como o de Florentino ao estrear-se num estádio como o do Galatasaray sem medos, a assumir-se como patrão da equipa com... 19 anos. Ou o de Félix que assume a marcação de uma grande penalidade num jogo onde acaba por fazer um hat-trick frente a uma equipa que ainda não tinha perdido no ano civil de 2019.

Mentalidade, é apenas a isto que se resume a tão desejada "dimensão europeia". Olhem para o exemplo do Ajax e tirem apontamentos para aplicar já este ano, de preferência. Lembrem-se do Benfica bi-Campeão Europeu. E mostrem que o gigante acordou.

HBarreiros

Comentários