Quem quer conhecer o Dinamo de Zagreb?

O Dinamo de Zagreb, próximo adversário do Benfica na Liga Europa, é uma daquelas equipas das quais nunca se sabe muito bem com o que contar.

Campeão 14(!) vezes nos últimos 18 anos, líder (com 14 pontos de avanço sobre o segundo classificado), da Liga Croata, está habituado a ganhar "dentro de casa", mas na Europa tarda em concretizar esse espírito vencedor.

O Dinamo é, por vocação, uma equipa muito ofensiva (os seus melhores jogadores estão na frente), sendo na transição para o momento defensivo que mostra mais fragilidades, e é precisamente aí que o Benfica terá que colocar alguma pressão.

Em jogos Europeus (tendo em conta os jogos deste ano), o Dinamo normalmente concede a iniciativa de jogo ao adversário (se o fizerem contra o Benfica poderão ir ao encontro daquilo que Bruno Lage e os nossos jogadores pretendem), saindo em rápidas contra-ofensivas, tendo em Dani Olmo o maior municiador do ataque e o estratega da equipa, sendo assim de esperar que Samaris (ou Florentino), apareça na zona de acção do espanhol. 


Normalmente o Dinamo joga com Livakovic na baliza, embora tenha começado a época com Zagorac. Na zona central da defesa, Rrahmani e Dilaver, dois centrais que se complementam, sendo Rrahmani muito físico e Dilaver mais posicional. Os laterais, Leovac e Stojanovic são bastante agressivos e voltados para a frente. Na posição 6, joga Ademi deixando a Dani Olmo a posição 10. Podem também optar por colocar dois médios com características mais defensivas, Ademi e Gojak, neste caso é possível que Olmo fique como apoio ao ponta-de-lança Andric e ao avançado mais móvel, o nigeriano Atiemwen. Depois há ainda Hajrovic, um jogador com muita experiência em diversos campeonatos (Alemanha, Suíça e Espanha, para além da Croácia), e que, caso esteja fisicamente apto, é um quebra-cabeças para qualquer defesa.

O Benfica terá que ser forte no espaço entre-linhas e estar atento aos rápidos contra-ataques, podendo aproveitar o balanceamento dos laterais para o ataque e criar perigo nas suas costas. 

Pelo que vi desta equipa do Dinamo, é uma equipa muito evoluída tecnicamente mas que estará perfeitamente ao alcance do Benfica.

Seja como for, há que dar tudo e tentar "matar" a eliminatória no primeiro jogo.

HBarreiros

Comentários