Porto 1-2 Benfica (Hoje fomos melhores, obrigado rapazes!)

O Porto andava nervoso.

O clima de suspeição, os foguetes ao pé do hotel do Benfica, o autocarro e o carro do presidente do Benfica apedrejados, as ameaças constantes aos adeptos, dirigentes e até a jogadores foram, ao longo das últimas semanas, o espelho disso mesmo.

Há nove jornadas o Porto tinha mais sete pontos. Agora tem menos dois... Se calhar pode ser isso...

Hoje os jogadores do Benfica ganharam mais do que um jogo. Quebraram a barreira psicológica que é ir ganhar ao Porto (sobre a importância dos miúdos neste aspecto falarei amanhã). Hoje estavam mais do que três pontos em jogo. Estava a cambalhota. A viragem. E foi feita num estádio onde é sempre muito complicado vencer (por todos os factores directos e indirectos). Foi feita em território adversário. Foi lá!

Atenção! Ainda não somos campeões. Faltam 10 jogos e são todos (têm que ser), para ganhar.

Juntos! Todos juntos! Vamos!


Vlachodimos - Ainda não tinha pendurado a toalha nas redes da baliza, já tinha sujado o equipamento a remate de Teles (não o Reinaldo, o outro). Se houve uma equipa segura nas Antas, começou no grego.

André Almeida - Andou sempre muito ocupado com o Brahimi. A equipa dizia "Almeidinha bora lá acima!" e ele "Agora não posso, tenho este gajo para atender, vão andando que já lá vou..." Mas nunca chegou a aparecer.

Rúben Dias - O xerife está quase a ser promovido a ranger... É que o Chuck Norris está a ficar velhote e precisa de um tipo que imponha respeito. Bom jogo. Amarelo escusado.

Ferro - Quanto é que nos dão pelo Jardel? Dois euros e meio? Vende.

Grimaldo - Para quem não sabe defender, hoje pareceu o Maldini. Mais baixo. Mais rápido. Mas pareceu o Maldini.

Samaris - A saber gerir um amarelo, senhor Samaris? Muito bem. Estou a ver que nos tornámos uns homenzinhos... (Samaris deu uma pêra à velha que lhe dizia isto, pôs os óculos, vestiu o hábito de acólito e foi ajudar na missa da igreja do Seixal). #renovação

Gabriel - "Então caneco?! Tens que ter calm... OK. O gajo era do Porto."

Pizzi - Uma assistência. Muita actividade. E um golo quase feito... Desperdiçado. Porra Pizzi...

João Félix - Um golo, um jogo muito muito muito muito muito muito muito muito muito bom! Não só pelo golo, mas pelo que faz jogar a equipa, Félix é hoje a estrela maior.

Rafa - Um golo e uma dor de cabeça constante para a malta do Porto. A aspirina esgotou em 10 minutos nas farmácias à volta do estádio... O Rennie também esgotou, mas depois do jogo

Seferovic - Muito trabalho e até podia ter feito o golinho da ordem, não fosse Casillas estar a jogar contra o Benfica.

Gedson - Correu muito numa altura em que se pedia que acalmasse o jogo. Gedson passou de ser o melhor da aula, para passar a ser o burro que fica virado para a parede.

Corchia - Entrou e foi jogar para extremo direito. Levou uma descasca e lá conseguiu arranjar um espaço na defesa entre Rúben Dias e o Almeida... Ali ficou a cortar bolas, aborrecido... Sem atacar... Ainda olhou de lado para Lage, a ver se subia, mas levou logo um calduço do Rúben Dias. "Maaaau! Que é lá isso? A querer sair daqui do pé do pai. Não não!"

Cervi - Não sei se tocou na bola. Mas ganhámos, é isso que importa.

Lage - Durante o jogo foi corrigindo posicionamentos, montando uma equipa à prova de chuveirinho.

PRÉMIO XAROPE - Marega. Há um mês tinha uma ruptura de 10 cm na coxa. Hoje correu tanto que mais parecia um cavalo (emoji com a mão no queixo, pensativo)...

O jogo em si foi um jogo com várias cadências. O Porto entrou forte. Mas as oportunidades foram repartidas até ao primeiro golo. Depois o Benfica encontrou-se (na adversidade), e equilibrou jogo empatando sete minutos depois por Félix, e até poderia ter ido para o intervalo em vantagem.

Na segunda parte o Benfica entrou praticamente com o golo de Rafa. A partir daí, novamente o Porto a agigantar-se mas sem nunca criar perigo... Como tal, lá veio a expulsão que fez com que o Benfica acabasse o jogo com o credo na boca.

Ganhámos. E, no fim, é isso que conta.

#inlagewetrust

HBarreiros

Comentários