Craque ou Traque? - Tote

Jorge López Marco, se parou para dizer "quem?", não faz mal. Ninguém sabe quem foi. Mas se falarmos de Tote, aí certamente recordará o nome, porque o jogador quase não passou pelo Benfica.

Iniciava a época de 99/00, Jupp Heynckes chegava ao Benfica e com ele uma das promessas da "cantera" do Real Madrid: Tote. O treinador alemão, quando confrontado com a dúvida dos jornalistas acerca da qualidade do jovem espanhol, afirmou, convicto: "Traz golos nas botas!"

Ter-se-à esquecido das botas em Espanha, porque em portugal apenas fez três golos (todos na Taça), contra equipas de divisões inferiores.

No total, 11 jogos, 3 golos para o nosso amigo Tote. Muito estilo de jogador, muita ginga, o colarzinho da moda, mas golos, nem vê-los.

Na época seguinte voltou ao Real Madrid onde fez apenas sete jogos, para voltar a ser emprestado ao Valladolid onde uma boa época (36 jogos e 7 golos), o fizeram regressar ao Barnabéu para uma época com um registo incrível: 6 jogos/6golos.

A partir daí sempre a descer, Bétis, Malaga, Valladolid e Hércules... onde marcou 39 golos em 211 jogos.

Há dois anos, aquando do Tetra-Campeonato do Benfica, numa entrevista à Jot Down, (uma revista espanhola), disse que continuava a ser Benfiquista, que a adorou o Benfica e a experiência do ano que cá passou. Queixou-se de Heynckes, que considera um cobarde, e acusou de ter tido muitos problemas com jogadores importantes no balneário (João Pinto e Nuno Gomes), que levaram ao insucesso do clube nesse ano. Nessa entrevista teve uma palavra especial para João Pinto, que o foi buscar no dia em que chegou e o levou a almoçar ao Barbas.


Queixou-se ainda que se tivesse tido mais oportunidades, no Benfica, talvez tivesse feito mais alguma coisa.

Para além de Tote, havia no plantel dessa época Nuno Gomes e João Tomás (indiscutíveis), Cadete, Pepa, Toy e Mawete...

Tote teve oportunidades no Benfica? Não. Era novo? Sim, tinha 21 anos. Tinha qualidade para jogar neste Benfica? No de hoje, seguramente nem na equipa B. Mas na altura talvez pudesse ter sido uma terceira escolha. Essa escolha recaiu sobre Cadete, com os resultados que sabemos.

Quem sabe se Tote poderia ter dado algo mais? Não golos, mas algo, uns passes talvez... umas corridinhas...

HBarreiros

Comentários