Benfica 3-0 Dinamo Zagreb (Bom jogo, sim senhor... e agora?)

O Benfica, tal como vaticinei aqui, mostrou que valia mais do que tinha mostrado na Croácia. O jogo de hoje não me causou surpresa, mas foram mais 120 minutos nas pernas dos jogadores.

O meu maior receio é que estes 120 minutos façam uma moça gigantesca para o jogo de domingo... veremos.

Quanto ao jogo em si, foi o regresso às boas exibições. Dá gosto ver jogar estes miúdos!

Na primeira parte muita correria, tentativas de jogar entre-linhas, muitas diagonais da linha para o meio com a inclusão dos laterais no momento ofensivo, sem sucesso, no entanto. Os croatas vinham para defender e acampavam dentro da área.

Ao intervalo Lage mudou dois jogadores, Yuri Ribeiro e Zivkovic ficaram nos balneários e deram lugar a Grimaldo e Jonas.

Na segunda parte, estas alterações fizeram a diferença. Jonas marca o primeiro, empata a eliminatória e desbloqueia o jogo. O Dinamo caía no anti-jogo constante, tentando quebrar o ímpeto atacante (sufocante), do Benfica, mas sem sucesso. Trocas de bolas ao primeiro toque, jogadas de fino recorte, algumas oportunidades para marcar mas o segundo golo não aconteceu.

No prolongamento os croatas, que já estavam fisicamente de rastos, foram ainda mais abaixo e o Benfica, primeiro por Ferro e depois por Grimaldo a matar a eliminatória com dois golos de bandeira.

Grande jogo "à Benfica", mas qual será o preço a pagar?


Vlachodimos - Depois de ter estado ausente da baliza no jogo contra o Belenenses, voltou hoje contra o Dinamo. Seja bem aparecido!

André Almeida - É o Sr. Capitão do Benfica. Tanta personalidade, tanto poderio fisico, tanta capacidade mental. Por mim faço já uma petição para que tire a barbicha, fique só com o bigode e mude o nome para Veloso Dois.

Rúben Dias - Depois de ter estado ausente da defesa no jogo contra o Belenenses, voltou hoje com o Dinamo. Seja bem aparecido!

Ferro - Defende bem, ataca bem. Tenho para mim que se o puserem a jogar a 10, ainda se torna num Aimar. Marcou um golo e fez o passe longo que acabou com o golo de Jonas. Se Rúben vale 80, quantos milhões valerá Ferro?

Yuri Ribeiro - Talvez a exibição menos conseguida da equipa, mas ainda assim não jogou mal. Parece que entrou a medo e quando estava a começar a encarrilhar, chegou o intervalo e com ele a sua substituição.

Fejsa - Regressou e parecia que não tinha estado de fora quase dois meses. 120 minutos sempre em alta rotação.

Gabriel - Acho que depois do jogo, enquanto seguiam para os balneários, houve quem o tivesse ouvido a pedir Fejsa em casamento.

Pizzi - Um dos melhores em campo. Tem no entanto um defeito que me dá urticária: porque é que quando se apanha a ganhar começa a querer jogar de calcanhar?

Zivkovic - Não estava a jogar mal, mas era preciso alguém na área e para a entrada de Jonas alguém tinha que sair.

Rafa - Ou é um super-homem ou é o homem-burro. Já o Benfica ganhava por 3-0 quase no final do prolongamento, vejo Rafa a fazer um (dos muitos que fez), sprint de área a área. Oh Rafa! Falha-me o jogo contra o Moreirense que depois logo vês!

Jota - Estreia a titular do próximo na fila para ser vendido por 120 milhões.

Grimaldo - Entrou ao intervalo para massacrar (ainda mais) os croatas. Com a sua bomba houve muita gente na Croácia que pensou que tinha voltado a guerra civil.

Jonas - Another day, another goal.

João Félix - Entrou e pouco depois a equipa marcou. Terá sido coincidência?

Gedson - Entrou para Pizzi ser aplaudido, mas Gedson não percebeu (tal como não percebeu ainda o futebol de Lage), e bateu palmas a agradecer o carinho do público.

Bruno Lage - Sabia o que tinha que ser feito e levou os seus homens a fazê-lo. #inlagewetrust mas convoque lá um gajo que jogue a ponta-de-lança para estar no banco, se faz favor.

O Benfica jogou bem, muito bem, mas foi notório ao longo do prolongamento o desespero de alguns jogadores devido ao cansaço. Que este cansaço não se faça notar contra o Moreirense, já daqui a 67 horas...

Segue-se uma destas equipas nos quartos de final da Liga Europa:

Arsenal e Chelsea (Inglaterra); Eintracht Frankfurt (Alemanha); Nápoles (Itália); Valência e Villarreal (Espanha) e Slavia Praga (Rep. Checa).

HBarreiros

Comentários